Grupo de Monitoramento Climatológico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

+5
Vitor V
Zeca
Pedro Marte
Daniel SM
Felipe Freitas
9 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Daniel SM Seg Fev 10, 2014 10:49 am

Apesar de parecer que hoje as chances de pancadas na Grande SP sejam menores do que no final de semana, essa temperatura de 28 graus em Parelheiros CGE já mostra que os ventos marítimos entrarão com mais força na capital paulista.
Daniel SM
Daniel SM

Mensagens : 326
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por ilson tessaro junior Seg Fev 10, 2014 4:25 pm

E fomos para o oitavo dia acima dos 40.Maxima hoje de 40.8

ilson tessaro junior

Mensagens : 447
Data de inscrição : 12/05/2013
Localização : SANTA ROSA-RS

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Daniel SM Ter Fev 11, 2014 2:28 pm

Máxima ficou um pouco mais comportada na Capital SP. 34.2 graus na Penha (CGE) contra os mais de 37 que fazia antes.
Acredito que isso já tenha a ver com a queda do geopotencial e além disso, os ventos sopraram mais cedo do mar, segurando um pouco a escalada das temperaturas!

QUE VENHA O ALÍVIOOOO!!!!!
Daniel SM
Daniel SM

Mensagens : 326
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por ilson tessaro junior Ter Fev 11, 2014 5:39 pm

Nono dia acima dos 40.Batemos em 40.5

ilson tessaro junior

Mensagens : 447
Data de inscrição : 12/05/2013
Localização : SANTA ROSA-RS

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Vitor V Ter Fev 11, 2014 10:29 pm

ilson tessaro junior escreveu:Vitor,eu nao ia entrar no merito da estaçao da cidade taquara,mas nao me aguento.A estaçao é uma la crosse,todos nós sabemos que nao possui abrigo padrao como uma davis,padrao de fabrica mesmo.Porem,acredito que o sensor esteja abrigado dentro um abrigo padrao de madeira pintado de branco,como manda o figurino.Eu acredito nisso,porque se eu estou registrando quase 43 aqui na baixada,devido ao relevo acidentando da regiso e por estar no sotapé da serra,sabemos que o aquecimento diabatico eleva muito a temperatura em areas assim,entao acredito que a estaçao esteja marcando corretamente.Se o sensor estivesse direto ao sol,estaria marcando acima dos 50 graus.
Eu tenho muita curiosidade sobre a marca daquela estaçao da radio de santa cruz do sul.Alguem saberia?

A Estação é La Crosse, isto já explica muita coisa.

Para mim, enquanto não tiver uma Davis como a tua, dados como Taquara são de mera curiosidade.

Enquanto isto, estou entrando na Depressão Pós Onda De Calor. Aqui em Floripa o Vento norte surpreendente não predominou e graças a isso, as praias daqui do Norte da Ilha tiveram mar calmo.

Amanhã risco de temporais de Verão , desses sim, eu estou com Saudade.

Vitor V
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Vitor V Ter Fev 11, 2014 10:47 pm

ilson tessaro junior escreveu:Virou cliche! Novo recorde batido na maxima. Chegamos a 42.9 nesta tarde.

Bom, pelo lado positivo, só ano que vem para um ter algo Parecido.

E só porque eu falei em 43ºC, tu bateu na trave, o Clima realmente é sarcástico .

Aliás, pela tendencia, Vem bastante água para o Sul do Brasil pós Onda de Calor.

Vitor V
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por ilson tessaro junior Qua Fev 12, 2014 2:54 pm

Vitor V escreveu:
ilson tessaro junior escreveu:Vitor,eu nao ia entrar no merito da estaçao da cidade taquara,mas nao me aguento.A estaçao é uma la crosse,todos nós sabemos que nao possui abrigo padrao como uma davis,padrao de fabrica mesmo.Porem,acredito que o sensor esteja abrigado dentro um abrigo padrao de madeira pintado de branco,como manda o figurino.Eu acredito nisso,porque se eu estou registrando quase 43 aqui na baixada,devido ao relevo acidentando da regiso e por estar no sotapé da serra,sabemos que o aquecimento diabatico eleva muito a temperatura em areas assim,entao acredito que a estaçao esteja marcando corretamente.Se o sensor estivesse direto ao sol,estaria marcando acima dos 50 graus.
Eu tenho muita curiosidade sobre a marca daquela estaçao da radio de santa cruz do sul.Alguem saberia?

A Estação é  La Crosse, isto já explica muita coisa.

Para mim, enquanto  não tiver uma Davis como a tua,  dados  como Taquara são de mera curiosidade.

Enquanto isto, estou entrando na Depressão Pós Onda De Calor.  Aqui  em Floripa o Vento  norte surpreendente não predominou e graças a isso, as praias daqui do Norte  da Ilha tiveram mar calmo.

Amanhã risco de temporais de Verão ,  desses sim, eu estou  com Saudade.

A Metsul nao esta mais divulgando os dados dessa la crosse de taquara.Acho que deram uma analisada na questao.

ilson tessaro junior

Mensagens : 447
Data de inscrição : 12/05/2013
Localização : SANTA ROSA-RS

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por ilson tessaro junior Qua Fev 12, 2014 2:55 pm

Hoje tivemos um alivio no calor.Maxima de 37.6°c.

ilson tessaro junior

Mensagens : 447
Data de inscrição : 12/05/2013
Localização : SANTA ROSA-RS

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Vitor V Qua Fev 12, 2014 10:04 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O Daniel pira ...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bem mais a norte o novo bloqueio e o calor bem mais fraco, mas sabemos o que isto significa um perigo para o Sudeste, nenhum ZCAS no Verão e o período da Estiagem vindo , alarmante...

E claro , o Sul do Brasil vai voltar a ter chuvas regulares.

Vitor V
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Zeca Qui Fev 13, 2014 5:57 am

Mas que tal????... Já está sendo resolvido com 1007 e 23kt...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bueno, aqui deu uma chuva boa e tá muuuuito agradável  Very Happy ... 25,9ºC com 66%... SBSM 131000Z 15004KT 8000 FEW008 BKN020 22/21 Q1010 94%...

Zeca
Zeca
Admin

Mensagens : 509
Data de inscrição : 12/05/2013
Localização : Santa Maria - RS

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por RodrigoMValle Qui Fev 13, 2014 12:27 pm

Galera, Boa tarde.

Sou novo por aqui e gostaria que vocês me ajudassem a entender mais sobre meteorologia

Agradeço de antemão!

Obrigado!!

RodrigoMValle

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Daniel SM Qui Fev 13, 2014 2:16 pm

E eu pensando que a temperatura voltaria a ficar muito alta na capital paulista, mas isso não aconteceu já que tivemos um maior aumento de nuvens!
No momento, o Radar de Bauru capta pancadas de chuvas com até forte intensidade em alguns locais da cidade, mas pena que no momento não chove na zona leste ainda Sad

Vitor! Bloqueio mais ao norte, como mostra o modelo, eu acredito que aqui nem acabe ficando aquela secura toda, como aconteceu nos dias deste mês. Mas tenhamos umas chuvas, só que se tratam de pancadas mais isoladas que não adianta tanta coisa. E como você disse, perigo para o sudeste já que não tem ZCAS (a única salvação para trazer chuvas que melhorem o quadro da estiagem)
Daniel SM
Daniel SM

Mensagens : 326
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Zeca Sex Fev 14, 2014 6:48 am

RodrigoMValle escreveu:Galera, Boa tarde.

Sou novo por aqui e gostaria que vocês me ajudassem a entender mais sobre meteorologia

Agradeço de antemão!

Obrigado!!

Sejas Muito Bem Vindo Rodrigo!!!!  Very Happy ... Podes postar a vontade que vamos ajudando  Wink ...

Mas que tal os ventinhos????...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vai dar onda  Very Happy ... Cptec/Inpe projetando ondas entre 3 e 6m nos litorais RS/SC/PR  Shocked ...

Aqui 18mm de chuva gostosa ontem... Hoje amanhecemos entre 18ºC e 21ºC a aqui em casa teve vento me 37Km/h... Agora (09:47) 20,9ºC; 79% com 23Km/h E-Se... SBSM 141100Z 12010KT 9999 4000N SCT007 BKN100 19/17 Q1017  Very Happy 88%...
Zeca
Zeca
Admin

Mensagens : 509
Data de inscrição : 12/05/2013
Localização : Santa Maria - RS

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por RodrigoMValle Sex Fev 14, 2014 8:33 am

Estou aqui em Curitiba e ainda não houve quantidades significativas de chuva.

O que vocês estão observando? Estou acompanhando pelo INMET e CPTEC e parece que o "centro" da Frente Fria não irá passar por terra.

RodrigoMValle

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Vitor V Sex Fev 14, 2014 8:48 am

RodrigoMValle escreveu:Estou aqui em Curitiba e ainda não houve quantidades significativas de chuva.

O que vocês estão observando? Estou acompanhando pelo INMET e CPTEC e parece que o "centro" da Frente Fria não irá passar por terra.

Bem vindo, Rodrigo.

Curitiba deverá ficar mais sob efeito de chuvas de final de dia, e as máximas deverão ficar mais comportadas. Mas o pior do calor para os curitibanos já passou. As chuvaradas deverão ocorrer no MT,MS,Oeste do PR,SC e RS.

Vitor V
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por ilson tessaro junior Sex Fev 14, 2014 5:46 pm

Seja bem vindo,Rodrigo!!

Apos 9 dias acima dos 40°c,tivemos uma sexta no paraiso.A maxima nao passou dos 24.7 e o vento começou a soprar forte apartir do inicio da tarde,com sensaçao de frio.Show!!

ilson tessaro junior

Mensagens : 447
Data de inscrição : 12/05/2013
Localização : SANTA ROSA-RS

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Daniel SM Sex Fev 14, 2014 9:52 pm

Finalmente caiu uma chuva aqui na zona leste de Sampa. Agora está bem melhor e vai ser também bem melhor pra dormir!

Os radares da UNESP captam várias áreas de chuva no interior do estado, coisa que não se via há muito tempo!
Daniel SM
Daniel SM

Mensagens : 326
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Kevin Capobianco Sáb Fev 15, 2014 7:54 am

Kevin Capobianco
Kevin Capobianco
Admin

Mensagens : 201
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 29
Localização : CURITIBA

https://www.youtube.com/user/kevinwayagpp

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Daniel SM Sáb Fev 15, 2014 2:39 pm

Nossa! Mas que dia maravilhoso este aqui em Sampa. Do jeito que eu gosto, ou seja, chuva intermitente! É a primeira vez nesse ano que temos essa condição. A última vez em que a capital paulista teve um dia fechado e com chuva foi em 25/11/2013, ou seja, há uns 2 meses e meio atrás.

Que fique assim por mais dias!
Daniel SM
Daniel SM

Mensagens : 326
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Vitor V Sáb Fev 15, 2014 3:43 pm

Incrível, mas a mesma alta que está trazendo um friozinho, vai novamente provocar uma  espécie de Bloqueio, só que mais a Norte.

Dia 19/20 Nova FF irá se formar no Uruguay.  Chegaria a avançar até SP no Domingo, com extremas dificuldades, mas depois já recuaria e muito já na outra Segunda. As máximas seriam na casa de 30/32 no Mirante nesta semana, no pré frontal. Nada Fora do comum, mas a falta de um ZCAS no Sudeste é bizarra.

Tempos Interessantes.

Vitor V
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Daniel SM Sáb Fev 15, 2014 10:55 pm

Nossa! Não sabia que vai ser essa alta de mais de 1030 hpa que trará o novo bloqueio.
Espero mesmo que faça os 30/32 graus em vez de 35/36.

Aqui no momento temos uma madrugada gostosa e com céu encoberto por nuvens baixas que vem dos ventos provocados por este futuro bloqueio atmosférico!

Finalmente acabou o horário de verão e uma das vantagens é que agora vai dar pra eu ver a 00z do GFS ainda antes de eu ir pros meus aposentos.
Daniel SM
Daniel SM

Mensagens : 326
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por RodrigoMValle Sáb Fev 15, 2014 11:32 pm

Aqui em Curitiba os termômetros marcam 16 graus! Temperatura agradabilíssima!

Os ventos do oceano trazem umidade e deixam o céu com nebulosidade. Assim, o tempo é instável.

E como essa massa polar pode causar um bloqueio? Não consegui entender.

Valeu galera

RodrigoMValle

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Daniel SM Dom Fev 16, 2014 9:01 pm

Domingo nublado durante todo o dia na zona leste da Capital SP.
Durante esta noite tivemos algumas chuvas que até molharam a rua.
Na parte da tarde, dando umas olhadas no radar de São Roque, notei que choveu por um bom tempo na região do sistema Cantareira!

E Rodrigo, eu não saberia muito bem responder a essa sua pergunta! Mas pelo que entendi que o colega Vitor explicou, o núcleo dessa grande alta tende se deslocar mais pra nordeste e assim ficaria estacionada bem ao largo do Atlântico e com isso, traria ventos que barrarias as frentes frias aí no sul, até que um sistema frontal mais forte conseguisse novamente quebrar o bloqueio!
Daniel SM
Daniel SM

Mensagens : 326
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Vitor Dom Fev 16, 2014 10:50 pm

Daniel SM escreveu:Domingo nublado durante todo o dia na zona leste da Capital SP.
Durante esta noite tivemos algumas chuvas que até molharam a rua.
Na parte da tarde, dando umas olhadas no radar de São Roque, notei que choveu por um bom tempo na região do sistema Cantareira!

E Rodrigo, eu não saberia muito bem responder a essa sua pergunta! Mas pelo que entendi que o colega Vitor explicou, o núcleo dessa grande alta tende se deslocar mais pra nordeste e assim ficaria estacionada bem ao largo do Atlântico e com isso, traria ventos que barrarias as frentes frias aí no sul, até que um sistema frontal mais forte conseguisse novamente quebrar o bloqueio!

Exato Daniel. Antes do início de um  bloqueio/ASAS , temos uma entrada de  uma Frente Fria, um vento Sul que dura 1/2 Dias, depois ventos úmidos, principalmente no Leste de  SP/Sul do  Brasil.

Daí a circulação anti horária da Alta sob o Mar, favorece a entrada do  Ar quente vindo direto do Norte, provocando um  bloqueio de 2/3 dias , que é o normal. Mas pelo padrão deste ano,  parece que eles  estão sendo  somente quebrados por Altas fortes para a época.

Vamos  ter um período quente de Terça a Sábado, aqui  em Florianópolis, mas nada extremo. Mas  o  termo técnico pra um Bloqueio atmosférico seria durar  6  dias, mesmo que este não dure,não deixa de ser um Bloqueio.

Cenário Atual, repare na Alta em 500 hpa sob o RS.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois a Mesma Alta, já bem deslocada para Nordeste.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vitor
Admin

Mensagens : 471
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 26
Localização : Bagé/Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Kevin Capobianco Seg Fev 17, 2014 4:28 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Kevin Capobianco
Kevin Capobianco
Admin

Mensagens : 201
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 29
Localização : CURITIBA

https://www.youtube.com/user/kevinwayagpp

Ir para o topo Ir para baixo

 Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014 - Página 3 Empty Re: Acompanhamento e Previsões Fevereiro / 2014

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos