Grupo de Monitoramento Climatológico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acompanhamento-ENSO, SOI, PDO, AAO, MJO.

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Acompanhamento-ENSO, SOI, PDO, AAO, MJO. - Página 2 Empty Re: Acompanhamento-ENSO, SOI, PDO, AAO, MJO.

Mensagem por Allef Qua Ago 14, 2013 10:40 pm

Uma coisa que me chocou foi o mergulho rasante da AAO.

Ela não mergulhou, simplesmente desmonorou. Parece que desceu a menos de -4, heim Flávio.

A Antártica também com 1 milhão e 72 mil km² da cobertura de gelo marinho acima do normal.

Tudo esta levando a crer que teremos frio tardio, sobretudo quando começar o degelo no pólo. Nada impede, dada as circunstâncias, que tenhamos uma outra baleia polar extrema em Setembro.....me atrevo até a dizer com capacidade pra rivalizar com a de Julho.Very Happy (palpite)

No momento o que é evidente é que teremos massas polares tardias. Parece que estamos seguindo o padrão dos Estados Unidos, onde Março foi gelado em muitas áreas.

Até mesmo em partes da Europa e Ásia. Se não me engano a Inglaterra teve o Março mais frio da história recente.

Allef
Admin

Mensagens : 116
Data de inscrição : 11/05/2013

https://gm-climatologico.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento-ENSO, SOI, PDO, AAO, MJO. - Página 2 Empty Re: Acompanhamento-ENSO, SOI, PDO, AAO, MJO.

Mensagem por Flavio_F Sex Set 20, 2013 10:56 am

Flavio Feltrim escreveu:Acho que não fui claro, desculpem! Esse gráfico que postei não é de temperatura, é do Índice de Oscilação-Sul (SOI = Southern Oscillation Index). Quando a SOI é negativa e a temperatura do Pacífico (TSM) positiva, temos El Niño... quando a SOI é positiva e a TSM é negativa, La Niña.

Assim, se traçarmos uma linear ela mostra tendência de aumento, conforme figura a seguir:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Veja que a cada novo mínimo e máximo na oscilação da SOI tem sido maior que os anteriores, e SOI tendendo a positiva é La Niña! Como o Zeca gosta de dizer... "que tal"???

PS: a SOI tem que ficar acima de 8 por pelo menos 3 meses para ser La Niña e (e -8 para Niño).
E não é que acertei!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se continuar assim, a próxima queda vai ficar acima da linha de zero! La Niña a vista?

Flavio_F
Admin

Mensagens : 62
Data de inscrição : 14/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos